sexta-feira, 23 de abril de 2010

Ex-sargentos gays criam movimento para reintegrar jovens LGBT discriminados


Os ex-sargentos do exército Fernando de Alcântara e Laci Araújo estão a frente de um movimento que visa a reintegração na sociedade de jovens LGBT que foram expulsos de casa por conta de sua orientação sexual. Os dois incentivam pessoas, que estejam dispostas e tenham espaço em casa, a abrigarem temporariamente jovens homossexuais discriminados.
O casal tinha como prioridade a inauguração de uma casa em Brasília que funcionasse como abrigo temporário para que jovens homossexuais, de 15 a 19 anos, pudessem se reestruturar. A inauguração estava prevista para o dia 1º de janeiro, mas por uma questão de alvará, a liberação ainda não foi dada pela prefeitura.

Em entrevista ao portal GOnline, Fernando de Alcântara disse que há urgência em ajudar esses jovens, por isso, ele e o companheiro Laci criaram o movimento. “Dessa forma, o instituto já pode atuar a favor dessas pessoas, mesmo que o espaço físico não esteja funcionando ainda”.

Alcântara contou também que o movimento está dando certo e que já existem pessoas fazendo doações. “Há inclusive dois lares prontos para receber jovens”. O ex-sargento deixa claro que a inauguração do abrigo deverá ocorrer em breve, mas reforça que o apoio das pessoas fortalecerá as atividades do Instituto.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Cyndi Lauper vai criar abrigo para jovens gays


A jornada foi longa, mas agora já tem data para terminar. A cantora Cyndi Lauper anunciou que, no final de 2011, será inaugurada a True Colors Residence, um abrigo para jovens LGBTs expulsos de casa.

A cantora, super engajada na luta pela cidadania arco-íris, se mostrou muito decidida a fazer esse abrigo. Há anos ela vem realizando shows, jantares e vendas de produtos como forma de arrecadar dinheiro suficiente para colocar o abrigo em funcionamento.

Em comunicado, a cantora disse: "Garotos estão se assumindo agora que se veem aceitos e representados na TV e nos filmes, mas eles ainda são expulsos de suas casas e, alguns deles, vivem nas ruas. Precisamos ter certeza que estamos cuidando deles."

De acordo com Cyndi Lauper, o centro terá 30 quartos, uma biblioteca, salas de computação e espaço de convivência.

SP terá central de informações com pontos turísticos para gays


A cidade de São Paulo deverá ganhar até junho - mês da Parada Gay - a primeira central de informações turísticas para o público GLS no Brasil. A central funcionará no Casarão Brasil, uma organização não governamental considerada referência da comunidade gay, na Rua Frei Caneca, 1.057.

Com atendimento bilíngue no balcão, a central vai oferecer aos turistas GLS informações sobre os eventos, atrações e outros locais de interesse para o público. "A ideia é fornecer informações sobre que peças de teatro, exposição e feiras são realizadas na cidade, quais as boates, bares e lojas de roupas que têm mais afinidade com este público", afirma o empresário Douglas Drummond, idealizador do Casarão Brasil.

Drummond esclarece que a ideia da central de informações partiu da Associação Brasileira de Turismo para Gays Lésbicas e Simpatizantes (Abrat-GLS), entidade que já lançou um guia turístico GLS da cidade.

Também participam da parceria a São Paulo Turismo, o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) e a Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual (Cads).

Segundo a SPTuris, caberá ao município fornecer o material promocional da cidade e o treinamento aos dois atendentes bilíngües, que estarão à disposição do público das 10h às 19h.

Drummond reage à ideia de que os serviços culturais e comerciais são os mesmos para o público gay e para o público hétero. "Nós gostamos do atendimento diferenciado. Eu prefiro o hotel gay, uma ou outra opção turística ou cultural mais voltada para esse público, além do bar, boate e loja de roupas mais interessantes", afirma.

Por G1.com.br

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Rick Martin recebe apoio de fãs após assumir-se homossexual


A declaração da homossexualidade de Rick Martin está dando o que falar. Comentários maliciosos e preconceituosos à parte, fãs, amigos e outras celebridades têm apoiado o cantor, que abriu o jogo nessa segunda-feira (29), em seu blog, assumindo sua verdadeira orientação sexual.

No Brasil, a maior comunidade dedicada ao cantor na rede social Orkut, dedicou diversos tópicos ao tema. Lá, fãs escreveram mensagens de apoio ao ex-Menudo, desejando-lhe felicidade e afirmando que estão felizes com a sua atitude corajosa. Entre os mais de 46 mil membros, a comunidade tem, ainda, fãs masculinos do cantor, incluindo alguns homossexuais que mostraram-se orgulhosos do porto-riquenho.

O blogueiro fenômeno americano Perez Hilton, gay assumido, também comentou a declaração. Em sua página do Twitter, Hilton disse que o cantor vai "inspirar outras celebridades a se assumirem" e confessou estar orgulhoso de Rick Martin. Quanto à página do Twitter do cantor, nenhum post constava além do link que levava ao texto do seu blog, em que contou em uma detalhada declaração, sua decisão de assumir a homossexualidade.

Em junho de 2009, Martin deu um primeiro passo e declarou à revista porto-riquenha TV Aqui que era bissexual. Porém, o cantor de 38 anos, finalmente, afirmou que é gay e revelou que se considera um abençoado por ser quem é, além de citar os anos de silêncio que o mantiveram no armário, incluindo o medo do declínio ou fim de sua carreira artística.

Pai de dois meninos gêmeos gerados por uma mãe de aluguel, Martin chacoalhou o mundo pop com sua declaração. Além dos fãs, a reação das celebridades não foi muito diferente. Diversos artistas latinos, das mais diversas áreas, lançaram palavras de apoio e amizade ao músico, incluindo associações ligadas às causas LGBT, como a GLAAD (Alianza Gay y Lésbica Contra la Difamación). Personalidades como a cantora mexicana Gloria Trevi, o cantor espanhol Alejandro Sanz e a atriz e cantora mexicana Thalia também expressaram, em suas páginas no Twitter, o que pensam sobre o assunto.

"Tudo de bom para Rick Martin, um iluminado de coração sincero", declarou Gloria. Já Sanz, que participou, com o porto-riquenho da campanha Yo Amo America, em 2008, desejou: "um forte abraço e toda minha amizade para Rick Martin. Que bom que está em paz consigo mesmo". E Thalia, que inclusive foi mencionada entre os fãs brasileiros de Martin, diz em certo trecho da declaração: "Essa mudança faz com que se possa encarar o mundo de frente com um sorriso no rosto. Liberdade é aceitar-se tal e como se é. Viva seus sonhos".

Por Terra.com.br